"A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado e depois se abster de interferir." Maria Montessori

Todos nós, professores e alunos, temos certas dificuldades em se organizar. Uma pessoa organizada aprende mais, ensina mais. Por isso, estou fazendo esse post no blog para disponibilizar alguns modelos de planos de aula para vocês. Não que vocês não tenham tido ótimos exemplos de como fazer um bom plano de aula. Mas caso alguém esteja buscando algo diferente, ou queira comparar estará disponivel 2 planos de aula e um guia passo a passo ! 


Um plano de aula deve conter as seguintes etapas:
1 – O tema abordado: o assunto, o conteúdo a ser trabalhado; 

2 – A justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto; 

3 – Os objetivos gerais a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir atingir com esse trabalho; com o estudo desse tema; 
4 – Os objetivos específicos: relacionados a cada uma das etapas de desenvolvimento do trabalho; 
5 – As etapas previstas: mais precisamente uma previsão de tempo, onde o professor organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas; 
6 – A metodologia que o professor usará: a forma como irá trabalhar, os recursos didáticos que auxiliarão a promover o aprendizado e a circulação do conhecimento no plano da sala de aula; 
7 – A avaliação: a forma como o professor irá avaliar, se em prova escrita, participação do aluno, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, etc. 
8 – A bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento. É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou apresentem interesse, terá como passar as informações. 
Cada um desses aspectos irá depender das intenções do professor, sendo que este poderá fazer combinados prévios com os alunos, sobre cada um deles.

Dica: Quando for planejar o plano de aula pense primeiro em conteúdo e objetivos, depois no modo de avaliação (somativa, formativa) e por último nas atividades. É importante utilizar verbos no infinitivo como (Agregar, reconhecer, oportunizar, desenvolver) e evitar usar a palavra trabalhar.

MODELO 1:

Escola:
Professor:
Série:

Aquecimento (5 a 10min)

Parte principal (30 a 40min)

Volta a calma (5 a 10min)

* Espaço para anotações e avaliações referentes aos alunos na aula.


MODELO 2: O mais completo e correto!

Unidade de ensino:
Professor:
Série/turma:

Objetivo 
Geral: 
Específico:

Conteúdo da aula
Geral:
Específico:

Atividades
Parte inicial (aquecimento):
Parte principal:
Parte final (volta a calma):

Materiais

Avaliação

Reflexão sobre a aula

Referências bibliográficas



Qualquer dúvida deixem nos comentários.
(A opção de comentar só aparece na versão para web do blog.