Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

O filme mostra como os alunos, principalmente os alunos adolescentes precisam de um controle, uma meta para saberem dar valor e se importar com algo. Que deve e é importante para eles mesmos! Como o estudo, a preparação e as opções de seu futuro.

A abordagem que o técnico utiliza é tecniscista, sei que não é a abordagem mais viável para nós professores do meio escolar. Mas o que quero relevar deste filme é justamento o incentivo e a influencia que esse professor conseguiu atingir neste grupo de alunos. 

Vale a pena assistir e tentar levar em frente esta mensagem!
Curiosidades:
  • Coach Carter - Treino para a Vida foi o filme de estreia do ator Channing Tatum. 
  • Foi o filme produzido pela MTV Films com a maior bilheteria de semana de estréia. 
  • O filme arrecadou US$ 24,1 milhões entre 14 e 16 de janeiro de 2005.

Bom filme !