Crianças que praticam atividade física depois da escola por pelo menos uma hora a cada dia têm melhor capacidade de prestar atenção, evitar a distração e alternar entre tarefas cognitivas, segundo pesquisa publicada na revista Pediatrics. A faixa etária analisada foi dos sete aos nove anos de idade.


O estudo durou nove meses e contou com 221 crianças. Metade dos participantes participou de atividades físicas depois das aulas. Os demais foram colocados em uma lista de espera. Todos foram submetidos a testes e imagem cerebral cognitiva antes e depois da intervenção.

— As crianças do grupo de exercícios melhorou duas vezes em comparação com as que ficaram na lista de espera em termos de precisão em tarefas cognitivas. Encontramos amplas mudanças na função cerebral, que se relacionam com a atenção durante tarefas cognitivas e velocidade de processamento — disse o professor da Universidade de Illinois Charles Hillman, que liderou o estudo.

As crianças do grupo exercício demonstraram melhora significativa na capacidade de bloquear as distrações e se concentrar em tarefa específicas. O grupo também melhorou a "flexibilidade cognitiva", que envolve a alternância entre tarefas intelectuais, mantendo a velocidade e precisão. As crianças do grupo controle de lista de espera viu melhorias mínimas nessas medidas, em linha com o que seria esperado como resultado da maturação normal ao longo dos nove meses, disse Hillman.

Encontrado em: Portal da Educação Física
Postado por: Site Zero Hora

"É realmente interessante e válido o fato de existir diversas pesquisas comprovando e nos auxiliando a provar a importancia de nossa aula para o desenvolvimento de nossos alunos na Escola. Acredito nesta pesquisa, principalmente porque quem conhece crianças em esta faixa etária sabe como elas são hiperátivas e por isso com certa dificuldade em se concentrar na aula e em suas tarefas. Gastando essa energia extra, as crianças conseguem se manter mais concentradas e atentas. O melhor seria que todas as pessoas conseguissem manter o hábito saudável que é o exercício!"