Olá ! Finalmente chegamos a marca de 40 atividades no blog e fiz uma postagem especial com todas elas para vocês professores de Educação Física que buscam um diferencial em suas aulas. Espero que pelo menos alguma destas atividades lhe ajude, boa aula !




IDADE: 7 anos
OBJ. ESPECÍFICO: Audição, atenção e coordenação motora.
MATERIAL: Lenços.
LOCAL: Sala, quadra, pátio.
FORMAÇÃO: Círculos
ATIVIDADE: Alunos formarão um círculo, depois dois alunos vão para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos. Toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pegá-lo. Se conseguir, irão outros ao centro. Os alunos do círculo devem fazer o limite para os alunos no centro.


IDADE: 9 anos em diante.
OBJ. ESPECÍFICO: Desenvolver o olfato.
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc.
FORMAÇÃO: Círculo.
ATIVIDADE: Com os alunos em círculo, sendo que um irá para o centro com os olhos vendados, o professor dará ao aluno do centro um perfume para cheirar e dirá: - Deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, frutas, loções etc....E o mesmo perfume entre eles. E o aluno deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro (ou seja, o perfume).


IDADE: Todas
OBJ. ESPECÍFICO: Desenvolvimento-perspectivo e desenvolver o respeito.
LOCAL: Ar-livre, salão, quadra.
FORMAÇÃO: Círculo
ATIVIDADE: Com todos alunos sentados em círculo. Um colega é escolhido para ser o "cego" e tem os olhos vendados.Outro aluno se levantará, tocará o cego e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
*Para realização desta atividade é necessário explicar bem a questão de respeito, tanto com o aluno que está sendo o cego no jogo. Como para os alunos, que eles consigam sentir na pele como é ser cego e como são suas interações com as outras pessoas.


IDADE INDICADA: 9 anos
OBJ. ESPECÍFICO: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
FORMAÇÃO: Círculo
ATIVIDADE: Com os alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados. Os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor colocam as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.
*Pode se estabelecer um limite de tentativas, como por exemplo o aluno do centro pode tentar acertar duas vezes, depois troca - se o aluno do centro. Tornando a atividade mais dinâmica.


IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESPECÍFICO: Desenvolver a imaginação e expressão corporal.
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
FORMAÇÃO: Círculo
ATIVIDADE: Os alunos em círculo e o professor no centro. O professor gira a garrafa no solo e quando a ponta da garrafa parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.
*Pode se modificar a atividade, fazendo com que o aluno para qual a garrafa apontar decidirá o que os outros alunos e o professor terão que fazer, ou imitar.


IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã, material para prender a maçã.
LOCAL: Quadra, pátio
FORMAÇÃO: Fileiras
ATIVIDADE: Em fileiras, tendo na frente das mesmas, maçãs penduradas. Ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.
*Indico que se realize em duplas a atividade, um da dupla segura a maçã enquanto outro morde, depois inverte. Logo ao final se analisa o trabalho de cada dupla e se decide a vencedora.


IDADE: 7 anos
OBJ. ESPECÍFICO: Atenção, audição
MATERIAL: Qualquer objeto e lenço para vendar o aluno.
LOCAL: Pátio, gramado, quadra.
FORMAÇÃO: Círculo
ATIVIDADE: Os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”. Dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção, o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.


IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESPECÍFICO: Atenção, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra, gramado, pátio
FORMAÇÃO: Círculo
ATIVIDADE: Em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”. Ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cair a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompe-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.


IDADE: 10 anos ou mais.
OBJ. ESPECÍFICO: Coordenação motora, ritmo, atenção
LOCAL: Ar livre e sala
FORMAÇÃO: Círculo
ATIVIDADE: Alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda. Um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair. E assim sucessivamente até o último.


IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Atenção e expressão corporal.
LOCAL: Sala, quadra
FORMAÇÃO: Círculo
ATIVIDADE: Alunos em círculo. O professor pergunta se determinados bichos voam. Se voam, os alunos deverão responder: voa e fazerem gestos com os braços. Ex.: Galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano pagará prenda no final.
* Pode - se fazer com que cada aluno quando errar terá que imitar o animal da vez. Por exemplo: O professor fala "galinha" e os alunos que não acertaram terão que imitar uma galinha.


IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Atenção e pronta reação.
LOCAL: Ar livre e sala
FORMAÇÃO: Círculos
ATIVIDADE: Alunos em círculos na posição sentados. Os alunos numerando-se seguidamente, mas chegando ao número 7 deverá dizer: PUM, substituindo-os. O aluno que demorar em falar ou não substituir o número por Pum deixará o jogo toda vez que errar. O jogo é renumerado pelo aluno colocado à sua direita.
*Pode – se utilizar esta mesma dinâmica substituindo o número sete por números pares, ou ímpares, ou até mesmo números primos.


IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Memória, perspicácia, observação
LOCAL: Ar livre e sala
FORMAÇÃO: Círculos
ATIVIDADE: Pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações, nas roupas ou posições dos alunos. Quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou. 
* Para tornar a atividade mais dinâmica se pode trazer diferentes objetos, enfeites de carnaval, entre outros, para dificultar ou facilitar encontrar a modificação no grupo.


IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Ritmo, Atenção
MATERIAL: Limão
LOCAL: Quadra, pátio, sala, gramado
FORMAÇÃO: círculo
ATIVIDADE: Os alunos sentados em círculo, tendo um, posse de um limão. Os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu limão, meu limoeiro... ao mesmo tempo passando o limão aos colegas. Ao final a canção, o aluno que estiver de posse do limão será eliminado. *Ou pode ir ao centro da roda, dependendo do objetivo.

* Música: Para ter a música por ecrito, clique no título da atividade.


IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Memória, tato
LOCAL: sala de aula, quadra.
MATERIAL: Lápis, grampos, moedas, giz, (papel e lápis a cada aluno), etc.
FORMAÇÃO: em pé, formando um círculo, mãos para trás
ATIVIDADE: O professor entregará para os alunos um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e ao sinal do professor, escreverão o nome dos objetos que passaram pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo determinado.
*Podemos utilizar mais objetos e diminuir o tempo para dificultar o jogo. 


IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Educação dos sentidos
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra ou pátio
FORMAÇÃO: Círculos
ATIVIDADE: Alunos em pé em círculo. Um no meio com os olhos vendados. Os alunos do círculo caminharão e sendo um apontado, dirá: Bom dia! Se o aluno de olhos vedados identificar a voz do colega, trocará de lugar com este.


IDADE: Ambos
OBJ. ESP.: Pronta reação e atenção
MATERIAL: Som,mp3.
LOCAL: Ar livre, salão ou quadra.
FORMAÇÃO: Em círculos de pé.
ATIVIDADE: A turma se desloca ao som da música. Quando esta parar devem formar grupos de 5 ou 3, anteriormente determinados. Os que sobrarem ficam prisioneiros dentro do círculo. Termina quando fica somente um prisioneiro no círculo.


IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Astúcia, rapidez, agilidade e trabalho em equipe.
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre, quadra.
FORMAÇÃO: Duas colunas e o primeiro de cada equipe com uma bola.
ATIVIDADE: O primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.


IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Iniciação desportiva (handebol e basquete)
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra
FORMAÇÃO: fileiras
ATIVIDADE: São organizadas 2 fileiras frente a frente formando 2 equipes A e B. O primeiro aluno de cada fileiras com uma bola. Ao sinal do professor, o aluno de posse da bola corre em direção ao que está no final da sua fileira. Neste momento há trocas de lugares. O primeiro fica último e inícia a passagem da bola ao outro. Quando todos passarem pelos lugares na fileira e quando chegar o 1º da 1º posse da bola. Vencerá a equipe que executar a tarefa primeiro.

* Você pode adaptar para handebol, fazendo com que os alunos (um pouco mais afastados) passem a bola na fila com um passe específico do handebol. O mesmo vale para o basquete.


IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Habilidade ao passar a bola, destreza, iniciação desportiva, atenção. (Handebol e basquete)
MATERIAL: Bolas, arcos
LOCAL: Quadra, pátio, gramado
FORMAÇÃO: fileiras (alunos em círculos demarcados ou dentro de arcos)
ATIVIDADE: Formar 2 fileiras frente a frente, separadas por uma certa distância, formando 2 equipes A e B. Dois alunos de cada equipe serão destacados para ocupar um lugar, pouco afastado das extremidades, na luta central que separa as fileiras. Ao sinal do professor, o aluno nº 1 de cada equipe, passará a bola ao nº 2 e este ao 3; 3 ao 4...e assim por diante. O último de posse da bola, correrá em direção ao nº 1. Neste momento os demais trocam de lugar e o último ocupa o lugar do 1º. Reinicia-se o exercício, até chegar à posição inicial. ERROS: sair do lugar ao passar ou receber a bola, deixar cair a bola, abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o seu.


IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Orientação, coordenação e atenção.
LOCAL: Quadra, pátio
FORMAÇÃO: grupos de 3
ATIVIDADE: Três alunos sentados: 1 fugitivo e 2 pegadores. O fugitivo levantar-se-á, dará 5 passos e correrá sendo perseguido pelos outros que tentarão toca-lo. Tocando o perseguido, os 3 sentar-se-ão e reiniciarão a atividade trocando os papéis.


IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Orientação, atenção.
MATERIAL: Lenço, sininho
LOCAL: Sala, quadra
FORMAÇÃO: Círculo
ATIVIDADE: Os alunos em círculo de mãos dadas para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr. Jacó com olhos vendados e Raquel com um sininho. Ao sinal de início, Raquel correrá dentro do círculo soando o sininho. Jacó (levantará) tentará pega-la. Quando for apanhada, os dois escolhem os substitutos.


IDADE: 7 e 9 anos
OBJ. ESP.: Coordenação motora, agilidade e atenção.
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
FORMAÇÃO: Livres
ATIVIDADE: Todos os alunos livres na quadra, um aluno de posse da bola será o caçador vai sair para caça e começa a perseguir procurando tocar com a bola um colega. O que for pego, será o cão de caça e ajudará o caçador fazendo trocas de passes a fim de chegar mais perto da caça. O jogo prosseguirá até que todos sejam caçados.


IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Velocidade, atenção e trabalho em equipe.
MATERIAL: Bastão pequeno
LOCAL: Ar livre
FORMAÇÃO: colunas
ATIVIDADE: 2 colunas frente a frente com mais ou menos 10m de distância, sendo que o primeiro aluno segura um bastão. Ao sinal, correrão, descrevendo em círculos pelo campo ao chegar a sua coluna passarão ao companheiro o bastão e assim sucessivamente. Vencerá a coluna que concluir o exercício primeiro.
OBS.: os alunos poderão primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida


IDADE: todas as idades.
OBJ. ESP.: Atenção, rapidez, agilidade
LOCAL: Quadra
FORMAÇÃO: Fileira à frente de uma linha a 10 metros, a frente deve estar uma outra aluna de costas, será o “urso”.
ATIVIDADE: Os alunos da fileira gritarão “corra, seu urso”. O urso sairá do seu lugar e virá ao seu encalço (dos colegas). Estes procurarão correr para o lado em que o urso estava, sem entretanto, serem pegos. Os que o urso pegar, serão os ursinhos que auxiliarão o urso pegar.


IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza e velocidade.
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra, gramado
FORMAÇÃO: Duplas. Depois cada aluno da dupla participará de um círculo. Serão 2 círculos concêntricos.
ATIVIDADE: Os alunos do círculo central serão nº 1 e os de fora nº 2. Uma bola ao centro. Ao sinal, os números 2 correrão em círculo, e ao chegarem no seu par, passa por entre as pernas do companheiro e tentam pegar a bola. O que conseguir receberá 5 pontos e trocará de lugar.


IDADE: 7 a 9 anos
OBJ. ESP.: Habilidade motora e espírito de equipe.
MATERIAL: Bola de tênis (preferencialmente)
LOCAL: Quadra
FORMAÇÃO: 2 colunas
ATIVIDADE: Estando 2 alunos de cada equipe nos cantos da quadra. Ao sinal, o professor dará a partida do centro da quadra atirando bola ao alto. Trocarão passes entre seus companheiros que estão espalhados na quadra. Contará pontos cada vez que a bola chegar as mãos de todos os companheiros, sem interrupções.


IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade e ritmo
MATERIAL: Cadeiras e som com músicas em diversos ritmos.
LOCAL: Ar livre, ginásio.
FORMAÇÃO: Cadeiras em fileiras aos pares, umas de costas para as outras
ATIVIDADE: O número de cadeiras será uma a menos do que o número de participantes, ao som da música, os alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar.


IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza, atenção.
LOCAL: Quadra, gramado.
FORMAÇÃO: 2 colunas
ATIVIDADE: Duas colunas frente a frente nas extremidades da quadra sendo equipe A e B. Entre as colunas estarão dispostos 8 alunos de grande afastamento lateral. Ao sinal, o 1º aluno de cada equipe deverá passar entre as pernas do companheiro descrevendo um zig-zag. Voltarão a coluna saindo o seguinte. Vencerá a equipe que completar a tarefa em primeiro lugar.


IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Equilíbrio, destreza e reflexo
LOCAL: Quadra
FORMAÇÃO: Círculo
ATIVIDADE: Os alunos numerados de 3 em 3, ficando um sozinho no centro do círculo. Ao sinal, ele dirá um dos três números (1, 2, 3) e todos os alunos correspondentes ao nº chamado deverão mudar rapidamente um ao outro. O aluno do centro durante essa mudança deverá ocupar um dos lugares. Aquele que não chegar ao lugar, sobra e irá ao centro.


IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Melhorar o trabalho de braço e respeitar regras e leis.
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
FORMAÇÃO: Livre – 2 equipes
ATIVIDADE: Livre – o professor ao centro fará, bola ao alto. Em duas equipes - Cada equipe procurará somente tocando, fazendo gol. Não poderão agarrar e nem conduzir. O jogo será sempre com o tronco flexionado. Vencerá a equipe que fizer o maior número de gols.


IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Habilidade de correr em grupo, agilidade, rapidez
LOCAL: Quadra, pátio
FORMAÇÃO: colunas
ATIVIDADE: Em 2 colunas à frente de uma linha de partida, na posição sentados. Ao sinal “já” os alunos saem correndo até um lugar determinado. O último coloca-se em 4 apoios e os demais voltam pulando por cima do mesmo. Será vencedora a coluna que primeiro estiver na posição inicial sentada em silêncio.


IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra
FORMAÇÃO: Fileiras
ATIVIDADE: Duas fileiras numeradas frente a frente, separadas mais ou menos 10 metros. O professor chamará um número. Os alunos correspondentes ao número chamado deverão correr ao centro, tentando levar o lenço consigo. Se o adversário não o tocar, sua equipe terá dois pontos, se for tocado, terão somente 1 ponto. Vencerá a equipe que obtiver maior número de pontos em determinado tempo ou quem chegar a um determinado no primeiro.


IDADE: Ambos
OBJ. ESP.: Rapidez, agilidade, cooperação
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre, quadra
FORMAÇÃO: Colunas
ATIVIDADE: Uma bola é colocada à frente de cada coluna distante 7 m, os alunos ficarão atrás da linha de partida. O 1º aluno de cada fila, ao sinal, corre em torno da bola, volta ao seu lugar, toma o 2º pela mão, correm ambos em redor da bola e retorna ao ponto de partida. O 1º se coloca à retaguarda de sua coluna enquanto o 2º toma o 3º pela mão repetindo o percurso. Até que todos tenham corrido 2 a 2. Vencerá a equipe que completar o percurso em 1º lugar.


IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e atenção
LOCAL: Quadra, gramado
FORMAÇÃO: Dois círculos grandes de alunos.
ATIVIDADE: Círculo A e B a uns 3 a 5 metros de distância um do outro. Alunos de mãos dadas (de cada círculo). Os alunos do círculo A terão seu par no círculo B, e vice-versa. Os alunos de mãos dadas se deslocarão saltando. Ao sinal os dois círculos se dissolvem a cada aluno procura o seu par e ambos tomam posição de cócoras. O último par a se encontrar pagará prenda.


IDADE: 10 anos.
OBJ. ESP.: Cooperação e coordenação.
MATERIAL: 2 bancos e uma bola de basquete.
LOCAL: Quadra de basquetebol.
FORMAÇÃO: Alunos divididos em duas equipes.
ATIVIDADE: Colocando cada banco em frente a cesta de basquete, os dois times deverão fazer passes entre seus colegas de equipe sem deixar a bola quicar. No momento que o aluno segura a bola, este deve ficar parado e efetuar o passe para o próximo colega e depois voltar a correr. Para impedir a equipe adversária apenas pode cercar quem estiver com a bola ou interceptar sua trajetória.

Adaptação: 
1) Antes de jogar para a pessoa no banco, a bola deve passar por 3 meninas da equipe.
2) Antes de jogar para a pessoa no banco, a bola deve passar por toda a equipe.


IDADE: Livre
OBJ. ESP.: Coordenação, atenção e trabalho em equipe.
MATERIAL: Bexigas, bamboles e água
LOCAL: Campo de gramado ou areia.
FORMAÇÃO: Em colunas.
ATIVIDADE: Com bamboles posicionar os alunos em colunas determinando um início e fim. Passando de um lado ao outro, cada aluno ficara em um bambole não podendo sair do mesmo. O objetivo é ver quantas bexigas a equipe consegue fazer chegar ao final da coluna sem perder, cair ou estourar.

*Se tiver bastante bamboles pode dividir em duas equipes ou mais.
*Ótima atividade para o verão !


IDADE: A partir dos 13 anos
OBJ. ESP.: Percepção corporal, trabalho em equipe e coordenação.
MATERIAL: nenhum.
LOCAL: Quadra, pátio ou sala.
FORMAÇÃO: Divididos em grupos de 4 pessoas.
ATIVIDADE: Divididos em pequenos grupos onde cada aluno realizará uma função: 
1) Repórter, 
2) Amiga ou namorado que levou bolo, 
3)Ginásta ou pessoa que passará movimentos para a 4 pessoa imitar 
4) Que será a pessoa que tentará responder ao repórter e ao amiga/namorado, enquanto imita os movimentos da 3 pessoa.
**Ao sinal do professor acontece um rodízio e todos mudam suas funções.


IDADE: Livre
OBJ. ESP.: Coordenação, agilidade, concentração e trabalho em equipe.
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra ou pátio.
FORMAÇÃO: Colunas.
ATIVIDADE: Em colunas se movimentando pela quadra, ao sinal do professor o último da fila deverá passar em zig-zag entre os colegas, até chegar em primeiro da fila, depois todos deverão sentar.
* Colocar uma bola com o primeiro aluno da fila que deverá correr quicando a bola em zig-zag entre seus colegas até chegar ao último da fila e então todos se sentam. (Pode ser considerado pré-desportivo de Handebol ou Basquetebol).


IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Percepção, reação e atenção
MATERIAL: Nenhum.
LOCAL: Ar livre
FORMAÇÃO: livre
ATIVIDADE: Dizer ao ouvido de cada um, o nome de um animal. Ao sinal, os do mesmo grupo se identificarão por meio de vozes do respectivo animal.
*Esta atividade pode ser utilizada para a separação de grupos para outra atividade e para separar as “panelas” de alunos.


IDADE: A partir dos 8 anos é o mais indicado.
OBJ. ESP.: Atenção, coordenação, agilidade e força.
MATERIAL: Bolas de borracha. De preferência não muito cheias.
LOCAL: Quadra ou campo.
FORMAÇÃO: Duas equipes em lados opostos.
ATIVIDADE: Divida a turma em duas equipes. O jogo funciona da seguinte maneira: Haverá algumas bolas de borracha na linha central da quadra, que qualquer aluno poderá correr e pegar, mas apenas depois do sinal do professor. Os mesmos não podem invadir a quadra da equipe adversária. Quando alguém é queimado, este sai da quadra e se senta em um banco perto do professor ou em uma área que você determine. Porém quando um jogador da equipe do aluno que saiu, segurar a bola que o adversário lançou sem deixar cair, este terá o direito de chamar um aluno que está fora de volta para quadra.

*Para controle de pontos, pode se estipular um número máximo de pessoas fora de quadra ou pode se controlar o tempo e a equipe que tiver mais pessoas do lado de fora perde.