Escrito por Paulo Henrique Bonacella


Depois de contabilizar cerca de 36 anos de trabalho com Natação e Educação Física, fazendo um pouco de tudo neste universo, já presenciei toda a sorte a erros e acertos profissionais que se possa imaginar. Como também sou um católico praticante, resolvi reunir e categorizar a maioria das atitudes profissionais perniciosas que já vi na forma de sete pecados, não sei se “capitais”, mas certamente graves para qualquer professor. 


1. LENIÊNCIA (lentidão, tolerância excessiva): para com o "bulying" entre seus alunos onde quer que ele ocorra, para com os atrasos de seus alunos em aula, para com a desmotivação ou má vontade de seus orientandos, para com uma chamada cotidiana e organizada de suas turmas, para com a falta de roupas ou equipamentos adequados para a aula, etc.

Virtude antagonista: RESPONSABILIDADE.

2. INDOLÊNCIA (insensibilidade, apatia): na hora de planejar sua aula, na hora de avaliar seus alunos para prestar contas aos pais ou para promovê-los, na hora de planejar, realizar e avaliar os eventos de seu departamento, na hora de preparar seus alunos para comemorações ou eventos externos, na hora de ministrar sua aula desde o aquecimento até as atividades finais.

Virtude antagonista: PROATIVIDADE PROFISSIONAL.

3. PREGUIÇA (inatividade, desleixo): para observar seus alunos deslocando-se durante a aula, para atender pais e mães inteirando-os dos detalhes da aprendizagem, para participar de modo produtivo das reuniões de treinamento na empresa, para ajudar os colegas que estejam necessitando, na hora de manusear os equipamentos e implementos de aula, etc.

Virtude antagonista: DILIGÊNCIA.

4. OMISSÃO (lapso ou falta frente ao dever): na supervisão do tratamento e do aquecimento da piscina, na adequada orientação de seus alunos nos espaços sob sua responsabilidade, na guarda e preservação dos equipamentos da empresa, nos passeios e eventos sociais de sua empresa, na orientação de estagiários e novos profissionais contratados pela empresa, etc.

Virtude antagonista: VOLUNTARISMO.

5. NEGATIVIDADE (pessimismo): quanto ao desempenho de seus alunos, quanto à colaboração dos pais no desempenho dos filhos, quanto aos "feedbacks" dados aos alunos em aula, quanto aos projetos para melhorias estruturais de sua empresa, quanto às iniciativas para melhorias na gestão de recursos materiais, energéticos ou humanos de sua empresa, etc.

Virtude antagonista: OTIMISMO REALISTA.

6. SOBERBA (orgulho, pretensão): nunca erra, nunca se esquece, não precisa de ajuda ou opinião de ninguém, não precisa de treinamento, não precisa de supervisão ou orientação do superior, não precisa da opinião dos pais, sempre está certo, sempre tem a última palavra, sempre havia avisado que iria acontecer algum erro, etc.

Virtude antagonista: HUMILDADE.

7. DESRESPEITO E ANTIPATIA (todo mundo sabe o que é!): para com seus alunos e suas necessidades, para com os pais de seus alunos e as informações que eles podem lhe dar e aquelas a que eles têm direito de receber, para com seus colegas de cuja interação você depende no seu dia-a-dia, para com seus superiores que, no final das contas, respondem pelos seus erros e sucessos, para com a empresa que o contrata, permitindo seu desenvolvimento profissional e paga o seu salário.

Virtudes antagonistas: RESPEITO E EMPATIA.


Fonte: Portal da Educação Física.