(1970)

Abordagem Desenvolvimentista
Principal autor: Go Tani
- Apresenta conteúdos desenvolvidos seguindo uma ordem de habilidades básicas específicas.
- Objetivo principal: Desenvolver habilidades básicas.

Abordagem Construtivista-interacionista
Principal autor: Vygotsky e Piaget
- Considera o conhecimento que o aluno já possui. Desenvolve mais jogos e brincadeiras.
- Objetivo principal: Entendimento das atividades realizadas.

Abordagem dos Jogos cooperativos
- Objetivo principal: Desenvolver a cooperação entre os alunos.

Abordagem Psicomotora
- Principal autor: Jean Le Bouch
- Desenvolvimento da criança.
- Objetivo principal: Construir a personalidade a partir do esquema corporal.

Abordagem Sistêmica
- Objetivo principal: Apropriação de questões filosóficas e sociológicas.

Abordagem da Saúde renovada
- Principal autor: Nahas
- Informar, mudar atividades e promover a prática sistemática de exercícios além de incorporar o princípio da não exclusão.
- Objetivo principal: Obter hábitos saudáveis e realizar atividade física ao longo da vida.

Abordagem Crítico-superadora
- Principal autor: Libâneo e Saviani
- Trata da cultura corporal. Considera lado social dos conteúdos.
- Objetivo principal: Possibilitar ao aluno analisar e interpretar a realidade.

Abordagem Crítico-emancipatória
- Principal autor: Kunz
- Tendência crítica que valoriza compreensão do mundo, da sociedade e de suas relações. - Contextualização dos temas da cultura corporal.
- Objetivo principal: Superar as diferenças sociais.