A vida dos professores hoje em dia não é nada fácil, foi-se o tempo do autoritarismo, os alunos praticamente passam por cima dos "maestros" e quando as notas não aparecem o professor é quem leva um puxão de orelha, seja dos pais ou até mesmo da diretoria. O que fazer nos tempos atuais para atrair a atenção dos alunos e conseguir transmitir a matéria de forma positiva?

Nada melhor do que utilizar a tecnologia a seu favor, o iPad é uma ferramenta completíssima que se utilizada da forma adequada pode lhe beneficiar enormemente ao dar aulas! 


Acompanhe comigo a lista de aplicativos que indico para o seu ipad:

Attendance
O aplicativo permite que os professores mantenham uma espécie de trilha com os hábitos dos estudantes e, mais que isso, guardar os seus nomes em espécies de cartões. 

Blackboard Móbile Learn
Ao invés de se apresentar como um aplicativo para aula, a ferramenta faz as vezes de aula em formato de aplicativo. Contendo todos os recursos necessários para desenvolver a sua aula, o aplicativo está disponível em quase todas as plataformas de smartphones e tablets.

CourseSmart
O serviço permite acesso ilimitado a diversas leituras digitais por meio dos recursos oferecidos por telefones e tablets.

Educreations Interactive Whiteboard
A ferramenta é considerada uma das melhores em educação tecnológica. O app permite criar métodos simples de desenhar e diagramar informações durante a aula.

eClicker Pollinh System
Disponível apenas para iPhone, o aplicativo permite que os professores criem votações a respeito de qualquer assunto durante a aula.

>Grade Book for Professors
O app permite que você tire vantagem do Google Spreadsheets como uma estratégia bastante útil para organizar e mapear as notas dos seus estudantes. A ferramenta conta com uma versão grátis e uma versão paga.

iTalk Recorder
O aplicativo permite que os professores criem e utilizem gravações de áudio durante as aulas.

Percent Calculator
Trata-se de uma calculadora rápida e simples voltada exclusivamente para definir porcentagens. Pode ser usada para dividir notas, aproveitamento dos estudantes e afins.

Smart Dot
O aplicativo é, basicamente, uma espécie de laser que funciona como controle remoto para mudar slides em apresentações feitas em Power Point ou Keynote. Muito útil para os professores que preferem apresentações de slides.

Voice Recorder
Assim como o iTalk, o aplicativo permite fazer gravações permanentes ou mesmo disponibilizar aulas em áudio para os seus estudantes. Entretanto, o aplicativo roda melhor em sistemas Android.

Bento
Possibilita que o professor mantenha uma base de dados sobre qualquer assunto, como contatos, projetos, eventos e até mesmo prazos – sejam eles seus ou dos seus estudantes.

Documents To GO
Permite a criação e visualização de arquivos em formato PFD, Microsoft Excel, Power Point e Word.

Dropbox
Ferramenta simples e focada, principalmente, em transferir documentos entre diferentes computadores e smartphones. Também pode ser acessado por meio do seu computador pessoal.

Evernote
O Evernote permite que os professores criem notas e conteúdos em diferentes formatos, como texto, áudio, vídeo e imagens. Além disso, todos os recursos podem ser compartilhados. A ferramenta também pode ser utilizada por meio de um desktop.

Free Wi-Fi Finder
O aplicativo ajuda a encontrar locais próximos a você que ofereçam internet Wi-Fi sem cobrar nada por isso. Útil para realizar trabalhos externos.

Instapaper
Permite que páginas de sites e blogs sejam salvas para verificação mesmo quando você estiver offline. Útil para quando você estiver procurando materiais para programar as aulas, mas não tiver tempo de avaliá-los.

RE.minder
Ideal para educadores com problemas de gerenciamento. O aplicativo é uma espécie de lista de tarefas e oferece, ainda, alertas para quando você estiver perigosamente próximo dos prazos.

Teacher Aide Pro Lite
Transforma o seu sistema Android em um assistente pessoal. O app providencia quase todos os requisitos necessários para organização pessoal dos professores.

TeacherKit
O aplicativo oferece todos os recursos necessários para que os professores estejam em dia com obrigações como divulgação de notas, atendimento de dúvidas, etc.

Bump
O aplicativo permite que você troque arquivos com outro contato – desde que ele também possua o aplicativo. Útil para manter contato com os pais e até mesmo com outros professores, especialmente em eventos de educação.

Edmodo
Usando o Edmodo você pode se conectar com outros professores e com os seus estudantes. O aplicativo atua como uma rede social de recursos limitados e exclusivos para o setor educacional.

Facebook
As vantagens que o Facebook oferece para os professores são incontáveis. Combinado com o uso da rede social no computador, você pode estar sempre atento ao que os seus alunos comentam no grupo da sala, por exemplo, como dúvidas e afins.

Flashcards
Permite a criação, o compartilhamento e o download de cartões a respeito de qualquer assunto. Excelente para manter-se atualizado com as mudanças de temática.

Goodreads
Não são apenas os professores de português e literatura que podem indicar boas leituras aos seus alunos. O Goodreads é uma espécie de rede social com um sistema de inventário. Com o aplicativo você recebe recomendações customizadas de livros e classes que podem contribuir para a sua formação pessoal e profissional. No Brasil nós temos o que seria a versão brasileira do Goodreads, que seria o SKOOB onde você tem um perfil e onde você pode gravar sua biblioteca, registrar livros e compartilhar em blogs o que você esta lendo ou quais forem seus favoritos.

iBlueSky (mindmapping)
O aplicativo de produtividade tem como principal objetivo incentivá-lo em todo o seu potencial por meio das boas ideias que você pode oferecer.

LinkedIn
Mantenha-se conectado com outras pessoas da indústria da educação por meio da rede social profissional mais conhecida.

Pulse News
O aplicativo que roda em sistema Android permite aos professores manterem-se atualizados com todas as notícias. O aceso online é facilitado e o usuário pode escolher aquilo que quer ler.

The Leadership Challenge Móbile Tool
O aplicativo custa U$ 4.99 e mantém o processo atualizado com um pacote de informações, inspirações e mais uma série de artigos e atividades voltadas para o desenvolvimento da liderança do educador.

Twitter
O famoso microblog funciona em grande parte dos sistemas que rodam em smartphones e tablets – e também nos computadores – oferece maneiras ampliadas de manter-se conectado com outros profissionais e ainda se informar sobre o que acontece em áreas específicas e no mundo.

Algeo graphing calculator
O aplicativo é uma espécie de calculadora gráfica, que permite a montagem, é claro, de gráficos e também de tabelas.

ASL Ultimate
O recurso ajuda os professores a manterem-se atualizados para aconselhar e orientar estudantes sobre os mais diversos assuntos.

Dictionary.com – Dictionary & Thesaurus – Free
O aplicativo vem do site Dictionary.com e combina ferramentas de significado das palavras e dicionário de sinônimos. Ótimo para consultas rápidas a respeito de vocabulário.

Free Graphing Calculator
Outro aplicativo de calculadora gráfica grátis disponível para o iPhone. Permite a criação de gráficos e tabelas.

Google Search
Providencia as mesmas opções que a ferramenta online e permite que os professores realizem suas buscas a partir de qualquer lugar.

How To Vídeos from Howcast.com
Permite que os professores aprendam a fazer qualquer coisa por meio de vídeos de crowdsourcing. Além disso, também é possível fazer o upload dos seus próprios vídeos e abri-los durante as aulas.

Wikipanion
Leva as experiências da Wikipédia ainda mais adiante, permitindo que os professores façam marcações, arquivando detalhes e datas, fazendo buscas em diversos idiomas e outros recursos.

Wikipédia
Permite que você faça pesquisas a respeito de temas diferenciados, agregando referências e novas fontes ao seu material de ensino.

Wolfram Alpha
Transforma o seu celular em uma ferramenta poderosa de referência, com informações extensivas a respeito das mais diversas matérias acadêmicas.

World Factnook
O aplicativo é relançado todo ano e garante aos professores acesso detalhado a informações sobre qualquer nação no planeta.

Distrações bem vindas:

Cracked Reader Lite
Combina diversas curiosidades baseadas em estudos científicos e infográficos. Ótimo para envolver os estudantes fazendo uso de materiais mais amigáveis.

Instagram
O aplicativo de edição e compartilhamento de imagens permite incentivar a criatividade dos seus estudantes com missões voltadas para temas específicos, como publicar fotos de comidas, animais ou umexperimento científico, por exemplo.

Foursquare
Divirta-se com os seus colegas e estudantes dando check-in nos mais diferentes pontos da escola.

Google Earth
Com as mesmas funções da versão para web, o aplicativo permite que você leve os estudos a níveis elevados, mostrando aos seus estudantes onde estados, cidades e até mesmo bairros se localizam.

Kindle
Disponível para qualquer plataforma de smartphone, o reader mais popular da Amazon facilita a leitura digital, por meio de grandes clássicos, com acesso facilitado.

Musee du Louvre
O aplicativo permite uma visita digital a um dos museus mais famosos do mundo, facilitando o acesso a uma série de obras de arte e pintores conhecidos.

Mixology Drink Recipes
Dá detalhes de como criar os mais variados drinks – que não precisam ser alcoólicos –, como medidas, quantidades e até mesmo em que copo servir. Útil para incentivar a criatividade dos estudantes.

NPR Podcasts
Disponibiliza uma série de podcasts sobre os mais variados assuntos. Pode ajudar a fomentar discussões em sala de aula.

Showyou
Reúne os melhores vídeos do YouTube e encoraja os seus usuários a compartilhar o que eles mais gostam.

TED
Possibilita diversas maneiras de passar o tempo, seja com vídeos de especialistas, ferramentas e aulas sobre qualquer tópico que você possa imaginar. Também ajuda a preparar o material de aula.