Olá professores! Estou realizando um desafio de artigos, para saber mais clique aqui.


Artigo 1

LIMITES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: a experiência do PIBID/ESEFFEGO/UEG


Lilian Brandao Bandeira, Renilda Eugenia Costa, Halisson Keliton Ramos dos Santos, Patrícia Santana Ferreira Gorski Ferro, Pollyanna Silva Porto Arcanjo, Tauany Garcia Marra, Thaynara de Moura Silva, Victor Hugo de Paiva Arantes

Resumo

Este relato apresenta os principais elementos que integraram as atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Educação Física da ESEFFEGO/UEG no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As principais ações desenvolvidas neste trabalho se referem à pesquisa da realidade escolar, à análise de conjuntura da escola, buscando entendê-la articulada ao sistema de ensino da Rede Estadual de Educação de Goiás, estudos de referenciais teóricos da educação e da Educação Física escolar, planejamento e intervenção pedagógica nos projetos interdisciplinares e nas aulas de educação física. Concluímos que a participação nesse projeto tem proporcionado um grande aprendizado aos estudantes do curso de licenciatura em Educação Física em virtude da proximidade com a realidade concreta da escola e que a transformação da escola em tempo integral proporcionou ao grupo o enfrentamento de desafios e dificuldades para a materialização de uma proposta crítica de Educação Física.


Análise:

Encontrei este artigo pertencente a faculdade de Goiás que me interessou, pois é o estudo de projetos e também se torna uma proposta para outras faculdades, professores e centros de ensino. O artigo descreve os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos de Educação Física licenciatura da UEG. Tal metodologia têm como objetivo relacionar futuro profissional com seu âmbito de trabalho, desenvolvendo atividades diferenciadas e ampliando assim a experiência de tais acadêmicos.

O artigo, apesar de não se estender por muitas páginas, nos apresenta muitas conclusões positivas e negativas dos projetos. O que se converte em uma grande fonte de consulta de conhecimentos para acadêmicos e professores.

Utilizando uma avaliação contínua e processual, (Que é muito difícil de se realizar). Principalmente com um grande número de alunos dispersos, como acontece nas aulas fora de classe como na Ed. Física. Porém este artigo traz algumas idéias do eles utilizaram para realizar tais avaliações com êxito. Feedback

*Questionamentos e ampliação do conteúdo;
*Jogo de perguntas e respostas;
*Avaliação em grupo;
*Observações durante as aulas;
*Jogos avaliativos.

Esperam que tenham gostado da análise e que sintam vontade de ler o artigo, pois acrescenta bastante. E se quiser deixar a sua opinião comente ! Compartilhe !