Uma atividade para reflexão e união dos alunos.




MATERIAL: Cola, revistas, tesoura

OBJETIVO: Desenvolver a sintonia do grupo e as sincronicidades existentes. Ajudar na construção da “teia” do grupo, cooperativismo. 

ATIVIDADE: Recortar uma figura de revista, jornal etc... que tenha algum significado pra pessoa que recortou. Colocá-la no centro da roda, junto com todas as outras. O professor divide o grupo em pequenos grupos e chama somente os membros do primeiro grupo para irem ao centro pegar outra foto que não a sua. E assim até o último grupo. 

Pensar novamente no motivo de ter escolhido aquela foto (a segunda do jogo e que foi colocada no centro da roda, por outro integrante do grupo)

• Em ordem decrescente dos pequenos grupos, o professor chama o grupo de número mais alto e pede que cada integrante do grupo entregue a sua foto para alguém (de qualquer um dos grupos). E assim vai indo sucessivamente até que todos tenham entregue a 2ª foto (aquela escolhida no centro do grupo) para uma outra pessoa.

Para terminar, o professor abre um espaço para que cada um (ou quem se sentir à vontade), fale sobre os “simbolismos” que apareceram na dinâmica. Qual foi a foto que escolheu, quem pegou, e com quem terminou? O que isso significou? Outra forma bacana é trabalhar, qual foto escolheu primeiramente? Qual o significado dela? Qual foto pegou no centro do grupo? Por que? E pra quem deu a foto do centro? Por que? Trocar um pouco sobre o que aconteceu. 

Normalmente acontecem coincidências marcantes que ajudam os indivíduos a se reconhecerem mutuamente e sentirem-se parte do todo. Pode acontecer também de algumas pessoas se isolarem ou não concordarem com o que está sendo dito. Neste caso é muito importante dar “voz” aos insatisfeitos, para que se justifiquem e se apresentem como gostariam.

** Acrescentando algo a mais, ou direcionando um pouco mais a dinâmica, podemos pedir a cada momento de escolha que seja direcionado como por exemplo: pegue uma imagem que lhe agrade, ou escolha uma pessoa para dar esta imagem e explique o porquê. São algumas ideias que você também pode desenvolver com a atividade.

Boa aula ! Não esqueça de comentar !