A Educação Física desenvolve conhecimentos que deverão servir para toda a vida do educando, como disciplina curricular do ensino médio.


Autor: Wagner W. Moreira, Regina Simões, Ida C. Martins
Editora: Papirus
Ano: 2011

N° de páginas: 144
ISBN: 978-85-308-0920-1
Skoob



Nessa obra, os autores têm como foco os temas corporeidade e esporte - este último entendido em sua acepção mais ampla, que engloba modalidades esportivas variadas, como esportes radicais, danças, lutas, caminhadas e corridas, condicionamento físico e musculação. Tal perspectiva tem por objetivo dar conta dos fenômenos complexos aí envolvidos, a fim de propiciar a busca de autonomia em todos os sentidos.



Assim, é importante associar corporeidade e esporte a temas geradores que sejam relevantes para os jovens em sua realidade existencial. 
Considerando a afirmação "A máquina funciona; o corpo vive", de Maurice Merleau-Ponty, muito significativa para a ação dos professores, os autores discutem a necessidade de que a educação física se preocupe com o corpo possível e não com um corpo-máquina perfeito.


Que assuntos o livro traz?

Corporeidade e esporte no ensino médio, desenvolvendo temas como o fenômeno da corporeidade, o fenômeno esporte e temas geradores (ou transversais). Apresenta uma metodologia do projeto, histórico de mudanças, abordagem utilizada e descreve sobre pesquisa e pesquisa entre discentes.

Para completar este maravilhoso livro nos traz um repertório de atividades de voleibol, futsal, basquetebol, futebol de campo, handebol, skate, atletismo, lutas, danças, condicionamento físico. E ao final abrange em algumas páginas como seria o desenvolvimento de aulas com temas:

*Violência 
*Alcoolismo, tabagismo e drogas
*Preconceito
*Qualidade de vida
*Cultura
*Anabolizantes
*Postura
*Capacidades físicas e habilidades motoras
*Cuidados no treinamento
*Competição
*Cooperação

Ainda não terminei de ler o livro completamente, mas não quero deixar de indicar para vocês professores e acadêmicos, pois é um livro que realmente ajuda no planejamento das aulas e em sua aplicação. E para finalizar Moreira W. et al (2011) afirma que:

"Atentando para os documentos legais e legítimos, vemos que o ensino médio deve proporcionar uma formação educacional digna e de qualidade aos educandos, uma formação que, além dos conteúdos próprios promova o desenvolvimento de uma postura crítica e autônoma ante os embates da vida, postura fundamental para o exercício da cidadania."

Que sempre respeitemos a corporeidade dos alunos nas aulas de educação física como aquela que busca a superação e o esforço pelo sentido humano do existir. Sejamos os profissionais que queremos que nossos alunos se tornem no futuro !

Aqui vou colocar algumas imagens que tirei do livro, para vocês conhecerem ele um pouco por dentro ! 
(Clique para ver maior as imagens)

 


MOREIRA WEY, Wagner. et al. Aulas de Educação Física no Ensino Médio. Campinas, SP: Papirus, 2010.

Onde comprar?
Papirus >> http://adf.ly/1Hu8ZA
Submarino >> http://adf.ly/1Hu8xW
Saraiva >> http://adf.ly/1Hu919
Amazon >> http://adf.ly/1Hu9Zx