Desenvolvimento motor é o estudo das mudanças que ocorrem no comportamento motor humano durante as várias fases da vida, os processos que servem de base para essas mudanças e os fatores que os afetam.


Desenvolvimento: Mudança no comportamento motor que reflete a maturação do organismo que está amadurecendo com o meio ambiente (habilidades, padrões, generalizações motoras e capacidades físicas. Em populações normais ou não, em diferentes faixas etárias.

O processo sequencial contínuo e relacionado à idade pelo qual um indivíduo progride do movimento mais simples, desorganizado e desajeitado para a execução de habilidades motoras complexas e altamente organizadas e, finalmente, para o ajuste das habilidades que acompanha o envelhecimento.


Fase reflexiva: Os primeiros movimentos que o feto faz são reflexivos, são movimentos involuntários.

Fase dos movimentos rudimentares: As primeiras formas de movimentos rudimentares são observados no bebê desde o nascimento até aproximadamente 2 anos de idade.

Fase dos movimentos fundamentais: As "habilidades" motoras fundamentais da primeira infância são consequência da fase de movimentos rudimentares no período neonatal.

Fase dos movimentos especializados: Respeitar sempre a faixa etária. Movimentos tornam-se uma ferramenta que se aplica muitas atividades.

Componentes de mudança no desenvolvimento:
-Qualitativo
-Sequencial
-Acumulativo (Acumula conhecimento)
-Direcional (Segue um objetivo)
-Multa-fatorial (Tem fatores que pode ter trauma)
-Individual

Dificuldades hipotéticas

Dificuldades coordenativas: Em qual fase do desenvolvimento motor seu aluno foi comprometido?
Resposta: Na transição ou entre a fase rudimentar e a fase reflexiva.

Estratégias e táticas de jogos serão melhor aproveitadas em qual fase do desenvolvimento motor?
Resposta: Entre a fase rudimentar e a fase especializada.

Possibilidades e variações esportivas, fixação dos movimentos apreensivos "nas fases anteriores" são caracterizados em qual fase do desenvolvimento motor?
Resposta: Na fase permanente (14 anos e acima).

Vídeos explicativos para facilitar a compreensão e que podem ser utilizados para explicar tal matéria.





 
Dúvidas? Deixe nos comentários.
Comente e nos incentive !