Definição e atividade para exemplificar a habilidade.

A coordenação é a capacidade neuromuscular que tem o organismo de movimentar as diferentes massas musculares de modo seletivo e ordenado.

Permite regular a sincronização dos movimentos e o encadeamento significativo de uma reação neuromuscular.

Na coordenação motora grossa intervêm as grandes massas musculares de execução de movimentos que não requerem precisão. Coordenação intermuscular.

A coordenação motora fina é a execução de movimentos que demandam controle muscular, particularmente das mãos e dos pés combinados com a visão (pé-olho e olho-mão).

Uma melhor coordenação possibilita que sejam ativadas aquelas unidades motoras que estão estritamente relacionadas com o nível de estímulo.

Atividade Corrida de cegonhas

Joga-se em grupos de seis. Cada grupo fica enfileirado, atrás de uma linha. O último participante de cada grupo agarra com uma mão o pé do companheiro da frente e coloca a outra em seu ombro. O participante seguinte faz a mesma coisa, segurando o pé do companheiro da frente e apoiando a mão em seu ombro, até todos estarem enganchados.

Juntos, devem se deslocar coordenadamente, sem se soltar, até a linha de chegada. Se um grupo se solta, deve começar do princípio.