Criado para desenvolver a habilidade de ambas as mãos igualmente. Divertido e fácil !


O criador?
Sergio Plaster Zaccaro, professor de educação física formado pela UFRJ em 1974.

O “ZACCARO BALL” foi idealizado por Sergio no início da década de 90, observando a grande procura pelo tênis, após Gustavo Kuerten, Guga, chegar a “número 1” do tênis mundial. Todas as crianças queriam ser iguais ao Guga, iniciando muito cedo o treinamento intensivo de tênis.

Acompanhando esse processo identificou uma hipertrofia dos praticantes, após alguns anos de movimento repetitivo e contínuo de um só membro superior na prática de esportes de raquetes em geral (squash, tênis, frescobol, etc).



A partir desse momento, sensibilizado com a situação, buscou uma solução para acabar/minimizar a desigualdade entre os membros superiores. Depois de muito estudo e longa pesquisa, concluiu que nossa habilidade é igual em ambas as mãos, vide a prática do voleibol, natação, boxe, basquete, arremesso lateral do futebol, etc.


Foto: Marcelo Victor
Em todos os esportes praticados com raquetes o contato com a bola é feito no término da mesma (cabeça da raquete), o que dificulta a habilidade natural que possuímos com as mãos. Então, idealizou, criou e está fabricando, raquetes sem cabo a serem vestidas em ambas as mãos e criou jogos e regras para tornar as atividades mais atrativas.



As raquetes possuem o formato de mãos. Os jogos são similares a vôlei, tênis, handebol, tênis de mesa. Utilizando bolas de tênis infantil, podendo ser praticado em vários ambientes (praia, "indoor", piscina) e pisos (areia, grama, taco). É importante ressaltar que trata-se de uma patente brasileira, criado por um carioca, sendo o único esporte de raquete no mundo jogado com ambas as mãos simultaneamente.


Apesar da ideia ter surgido na década de 90, somente agora, aposentado como professor de educação física do município do Rio de Janeiro, conseguiu tempo hábil para desenvolver o projeto.

Durante as apresentações e eventos que tem promovido, tem identificado uma grande facilidade e enorme aceitação, principalmente pelas crianças.

O "ZACCARO BALL" vem sendo praticado em vários estados brasileiros (Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Amazonas, Santa Catarina, Brasília, São Paulo) e também em outros países (Grécia, Estados Unidos, Índia, Russia).

O “Portal PUC-Rio Digital” fez uma reportagem a respeito do “ZACCARO BALL” na Praia de Copacabana (em frente a Rua Xavier da Silveira) onde temos um ponto de encontro e divulgação nos fins de semana. 

Em Copacabana fomos entrevistados por reporteres de televisões do Equador, Colombia e Eslovenia (vide "facebook").

Em setembro/14 foi realizado o primeiro torneio em Campo Grande (MS) com apoio da TV Educativa Brasil Pantanal, onde, inclusive, participamos de entrevista "ao vivo" no programa "Giro do Esporte" apresentado pela jornalista esportiva Eva Regina em 22/09/14, que já havia mostrado matéria em julho/14. Participamos de demonstração na AABB-Campo Grande televisionada "ao vivo" pela mesma emissora. O site "CAMPO GRANDE NEWS" também publicou matéria.

Vídeos:

Reportagem:

Foi publicada em novembro/14 matéria na Revista da AABB-Rio (onde temos um ponto de treinamento indoor) sobre o "ZACCARO BALL".



A página “ZACCARO BALL” no "Facebook" e no YouTube apresentam fotos, vídeos, reportagens, entrevistas e publicações. 



Sobre o material

As raquetes são vendidas pelo próprio criador o Sergio Zaccaro e quem tiver interesse deve entrar em contato pelo facebook. 

O valor do kit do Zaccaro Ball, contendo 1 par de raquete, 1 bola oficial do jogo, as regras em português e inglês, tudo dentro da sacola de pano, com a logomarca, R$ 60.00. 

E na compra de 2 ou mais kits do Zaccaro Ball, o preço cairá para R$ 50,00, e na compra de 3 ou mais kits o pagamento poderá ser feito em 2 vezes. 

Quer saber mais ? 
Sergio Plaster Zaccaro 
Telefone:(21)99822-4496 /(21)2267-0315 /(21)2242-4682 
Facebook pessoal: Sergio Plaster Zaccaro