"Nunca duvide da força de um pequeno grupo de pessoas para transformar a realidade. Na verdade eles são a única esperança de que isso possa acontecer." Margaret Mead



Autor: Jader Denicol do Amaral
Editora: Phorte
Ano: 2009
N° de páginas: páginas
ISBN: 978-85-7655-240-6
Skoob


Jogos Cooperativos, de Jader Denicol do Amaral, é resultado da vontade e da iniciativa de um grupo de universitários, com o intuito de divulgar o tema e auxiliar na construção de um mundo em que todos possam viver melhor. Trata-se de um livro que tenta problematizar o assunto Jogos Cooperativos e levantar algumas questões na tentativa de sensibilizar as pessoas na busca de caminhos alternativos que venham enriquecer a dinâmica de relações, culminando em uma prática mais eficaz, participativa e solidária. Apresenta também uma série de exemplos de jogos cooperativos, que podem ser aplicados a qualquer grupo onde se faça necessário o aprimoramento de valores como a colaboração, a integração e a solidariedade, tão importantes nos dias de hoje.



De início o livro nos traz um conteúdo muito importante, que é o valor da pedagogia cooperativa para a educação em geral nos dias atuais. O que concordo totalmente pois a sociedade cultiva uma competição exagerada que vem deixando muitas pessoas depressivas e levando muitas outras para o sedentarismo da vida. Uma das ótimas citações que o livro traz:

"Se alguém pode imaginar, pode criar. Pode-se criar, pode fazer do mundo um lugar melhor. A imaginação é a primeira faísca que acende a chama da realização."



O livro nos desafia a sermos professores melhores, a sermos educadores que estimulem os alunos e que não fiquem apenas despejando conteúdos, jogos e outras atividades em suas cabeças. Mas que utilizem dos jogos como oportunidade para  desenvolver conhecimento e cultura na escola.


Nesta obra contemplamos 5 capítulos com textos que explicam os Jogos Cooperativos e dentre esses capítulos o autor pontua também o uso dos jogos na interação com alunos portadores de deficiência, o que é um diferencial grande para o livro e também para o professor que o adquirir.

A parte que mais gostei do livro foi o capítulo 6 que nos traz 80 atividades de jogos cooperativos, com fotos e já trazendo objetivos e variações, é um ótimo ponto de partida para quem quer se utilizar dos Jogos Cooperativos como meio de ensino na Educação Física Escolar. Eu como professora utilizaria esse método principalmente nos anos inicias e no Ensino médio, pois nos anos iniciais já ensinaria os alunos desde o começo a se respeitarem mais e serem mais participativos e no ensino médio auxiliaria a diminuir a pressão que os alunos sentem com o vestibular e entre eles mesmos.

Um livro para se ter na biblioteca pessoal e profissional, com muito conteúdo para desenvolver a sua prática. Indico para você professor!

Há e nesta resenha vocês terão a oportunidade de comprar o livro com 20% de desconto no site da editora !!! 

Copie o código: blog20ef2015

Clique aqui na imagem pra entrar no site da Editora ! Aproveita !