Olá professores,

Há algum tempo alguns professores pediram ajuda com o tema Lutas na escola. Bom espero conseguir ajudá-los com essa postagem. Se quiserem mais materiais estarei deixando ao final a fonte do conteúdo. Bom estudo!

Para conhecimento geral: Classificações de lutas

Artes marciais: Muay thai, King fu, Aikido.
Esporte de combate: Muay thai, Judô, Kung fu
Manifestações corporais e folclóricas: Muay thai, Capoeira e Kung fu.

Iniciamos então o nosso aprofundamento com o tema. Para começar temos que separar uma parte da aula para ensinar um pouco sobre a origem das lutas e sua evolução. Para você ter uma base de como fazer isso, encontrei este video - aula bem explicativo com relação às lutas na escola.

É essencial apresentar a base das lutas, ou seja os elementos de curta, média e longa distância. Para explicar melhor aqui vai um resumo:

Curta distância
Estão relacionadas ao agarramento do adversário, podendo ser observada sua predominância em modalidades como judô, jiu-jitsu, luta olímpica, aikido, entre outras. As técnicas básicas são: rolamentos, quadas, imobilizações e chaves.

Judô
Atividade imóvel
Objetivo: Desenvolver elemento de curta distância de imobilização, vivência e compreensão sobre lutas.

Dois alunos sentados de costas um para outro. Um dos alunos é o atacante e o outro, o defensor. Ao sinal, o atacante tenta manter o defensor com as costas no chão por cinco segundos para vencer a luta. A seguir, invertem-se os papéis. Em um terceiro momento, ao sinal do professor, os dois devem tentar imobilizar um ao outro.

Média distância
Sua principal característica esta no toque em direção ao adversário, podendo este ser em pontos específicos do corpo, ou de maneira uniforme com o objetivo de marcar pontos como vemos no Tae kon do, carate tradicional e alguns estilos de kung fu. Ou buscando o seu nocaute como aparece no boxe, carate de contato, muay thai, entre outros. Os elementos técnicos básicos são: socos, chutes, cotoveladas, joelhadas e defesas com membros inferiores e superiores.

Boxe
Atividade pegar os lenços
Objetivo: Aprimorar precisão e equilíbrio, vivenciar as habilidades relativas ao esporte com a participação de todos os alunos.

Separar os alunos em duplas. Prender um lenço no punho de um integrante da dupla, que tenta impedir que seu colega o retire, adotando uma postura defensiva. O outro integrante da dupla faz os "ataques" na tentativa de pegar o lenço. Não é permitido ao aluno com o lenço colocar ou manter os braços nas costas. Determinar um tempo e depois fazer a troca de parceiros.

Variação: Colocar um lenço em cada punho da dupla. Realizar a atividade em grupos. Utilizar cores para organizar equipes. Limitar espaços menores.
Longa distância
São aqueles que envolvem o uso de implementos, em geral armas como a espada, o sabre e o florete na esgrima, a shinai (espada) no kendo, as espadas e outros implementos do kung fu. As técnicas de longa distância estão relacionadas ao domínio e manuseio dos implementos.

Depois de introduzir o esporte se pode pensar e planejar algumas atividades. Tendo em vista que sempre devemos estar com nossos objetivos bem definidos para cada atividade em sala.

Esgrima
Atividade de Kendo
Objetivo: Vivenciar o esporte, desenvolver o manuseio de implementos das lutas de longa distância.

Em um primeiro momento os alunos irão confeccionar sua própria espada com jornal. Será necessário pelo menos 4 folhas duplas de jornais. Une se a espada com fita crepe e se cola a ponta da espada para dentro, deixando a ponta quadrada. Estando cada um com sua espada os alunos ficarão em duplas, um de frente ao outro para vivenciar os golpes de Kendo, que se restringem a 4 pontos: cabeça (men), tronco (do), punho (kote) e garganta (tare). O último é melhor evitar, por motivos de segurança na escola.

Indica-se antes ou após a vivência de uma nova modalidade, que o professor pesquise sobre ela, buscando fazer as adaptações necessárias nas regras para apresenta-lás aos alunos. Também se sugere que os alunos sejam estimulados a pesquisar sobre as modalidades conhecidas em aula, tanto na academia como na escola.


Espero que tenham gostado do conteúdo, não esqueçam de compartilhar com os colegas professores também, ajude - nos a crescer! 

Fontes:
Livro Pedagogia do Esporte aplicada a lutas

Quer ter essa postagem? 
Deixe um comentário interessante e seu e-mail que eu te mando!